NOVEMBRO






Teatro:

15 de novembro
Quinta às 15H00
“AUTO DA INDIA”
Grupo de Teatro Krisálida
Inserido no 2º Encontro de Teatro Luso-Galaico de Arcos de Valdevez
Auditório da Casa das Artes
Espetáculo para público escolar.
Montar hoje Gil Vicente é coisa que pode seguir vários caminhos: pode ser uma xaropada cheia de respeitinho (embora não se possa saber qual, pela razão simples de que o telefone do autor não atende, como disse um dia Jouvet a propósito do seu Tartufo.) Como pode ser um delírio qualquer fora da história e do tempo.
O AUTO DA ÍNDIA que escolhemos, preocupou-se com os comportamentos sociais, com um “gestus” que se faz o possível por mostrar, o que só é possível mostrando o contexto histórico misturado com o que hoje sabemos da história e tentando ir ao encontro do olhar vicentino no seu tempo e na atualidade da sociedade onde se vê inserido.

















Teatro:

16 de novembro
Sexta às 22h00.
LA TORTILLA DE MI MADRE 
Grupo Peripécia Teatro
(Portugal/Espanha)
Inserido no 2º Encontro de Teatro Luso-Galaico de Arcos de Valdevez
Auditório da Casa das Artes
ENTRADA GRATUITA
As notas de cómico, a que a companhia nos habituou desde os primeiros trabalhos, se, por um lado, atenuam a dimensão trágica da trama, por outro, revelam-se uma forma subtil de observar à lupa os pormenores quotidianos da existência que nos escapam ou que preferimos, porque nos doem, ignorar. A peça resulta, assim, numa reflexão perspicaz e acutilante sobre a impiedade do tempo, sobre as relações humanas, as incoerências da existência e sobre a solidão, a que nos forçam ou à qual nos forçamos, por comodismo ou por opção, e que é fruto da crescente desumanização que caracteriza o nosso tempo. É, ao mesmo tempo, a confirmação do efeito que livros e memórias podem ter nas nossas vidas, sobre como podem salvar-nos da loucura ou da solidão ou de ambas. Neste trabalho da Peripécia Teatro, ganha igualmente relevo o processo criativo da escrita, não raras vezes desassossegado e doloroso, em que o escritor se debate com as suas memórias, com as personagens que teimam em conduzir o curso da intriga ou com a falta de inspiração.

















Teatro:

17 de novembro
Sábado às 22h00
“OS 10 COBRIMENTOS”
GTV- Grupo de Teatro do Vez
Inserido no 2º Encontro de Teatro Luso-Galaico de Arcos de Valdevez
Auditório da Casa das Artes
ENTRADA GRATUITA
A leitura da obra Peças de Teatro para Jovens Alunos pouco aplicados, mas não muito Rebeldes, suscitou no Grupo de Teatro do Vez (GTV) a vontade de levar à cena uma das peças escritas por Mário da Costa. A escolha recaiu em “Os 10 Cobrimentos”, texto que retrata os descobrimentos portugueses, de uma forma des(construtiva), em que o autor “brinca com seriedade, faz a teatralização histórica da História ao Vivo, da sátira social, do humor constante, muitas vezes brutal, desajeitado, corrosivo, mas lucidamente construtivo”, conforme refere José Gil, na introdução do livro.
Esta linha histórica e todas as marcas características do autor entusiasmaram o GTV a entrar nesse mundo novo, e, por isso, vemo-nos agora envolvidos num enorme desafio. Esperamos estar à altura.



















Teatro:

18 de novembro
Domingo às 16H00.
“ROMEO E XULIETA”
Grupo de Teatro Airiños (Galiza)
Inserido no 2º Encontro de Teatro Luso-Galaico de Arcos de Valdevez
Auditório da Casa das Artes
ENTRADA GRATUITA
Teatro Airiños atreve-se este ano com o clásico de Shakespeare Romeo e Xulieta, pero por suposto, para darlle unha volta e levalo ao terreo que mellor dominan: a comedia. En todo caso, esta estrafalaria versión dunha das, posiblemente, obras máis representadas de todos os tempos, manterá a súa esencia: enfrontamentos entre familias que se odian, amor eterno da última xeración, loitas en escena, e sobre todo, moita música. Unha obra para desfrutar só ou en familia que nos recordará, coma sempre en Shakespeare, que a vida é amor… pero tamén odios.
Adaptación de Esther F. Carrodeguas do clásico de William Shakespeare.





















CINEMA:




18
Domingo às 22h00
ASSIM NASCE UMA ESTRELA
Romance, Drama
Realização Bradley Cooper
Com Bradley Cooper, Lady Gaga, Sam Elliott, Bonnie Somerville, Dave Chappelle, Andrew Dice Clay, Rebecca Field, Michael Harney, Rafi Gavron, Willam Belli
Jackson Maine (Bradley Cooper) é um músico consagrado que descobre e se apaixona por Ally (Lady Gaga), uma artista em dificuldades. Ally tinha desistido de realizar o sonho de ser cantora até que Jack a ajuda a chegar a os grandes palcos e ao estrelato. Mas enquanto a carreira de Ally descola, o lado pessoal da relação de ambos começa a deteriorar-se e Jack luta contra os seus próprios fantasmas.























DEZEMBRO


Musical:

2 de dezembro
Domingo às 15h00 e 18h00
“ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS”
Companhia Rituais dell Arte
Auditório da Casa das Artes
Preço: €3,00
Entrada gratuita para público até aos 12 anos.
O coração da floresta desapareceu e esta está em vias de ser derrubada, a Rainha de Copas proibiu o riso e o Tenente de Espadas certifica-se de que a lei é cumprida por todo o lado.
Cabe a Alice, à sua Avó, e aos seus amigos Van Gogui, Sir William, Coelho Branco e Lagarta Tixa desvendar um mistério, devolver o riso ao País das Maravilhas e salvar a floresta.
Uma peça divertida para miúdos e graúdos em que a curiosidade de uma criança e a experiência de sua avó, idosa mas viçosa, levam-nas enfrentar as consequências deste conflito ensinando, com muita música e brincadeira, valiosas lições sobre a amizade, a felicidade, a convivência e o trabalho em equipa. 





















Exposição de Artes Plásticas:

De 3 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019
PUSKAS
Foyer do Auditório da Casa das Artes


















Outras atividades/ música/ audição:

7 de dezembro
Sexta às 22h00
ESPETÁCULO DA ESCOLA DE MÚSICA MUSIC SQUARE
Auditório da Casa das Artes






















Outras atividades/ Palestra/ Visitas Património:

8 de Dezembro
Sábado
ALTO MINHO 4D - VIAGEM NO TEMPO: UM MUNDO DE CULTURAS- O BARROCO
Casa das Artes e Igrejas barrocas da Vila
- Conferência “A Rota do Barroco no Alto Minho”, organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) | 11h00-18h30 
- Visita performativa pelas Comédias do Minho e Centro Dramático de Viana - Teatro do Noroeste | 15h00
- Visita guiada a alguns exemplares da arquitetura barroca de Arcos de Valdevez | 16h30
Participação gratuita






















Outras actividades/ ballet:

9 de dezembro
Domingo às 15h30 e 17h30
ESCOLA DE BALLET DE PONTE DA BARCA 
Auditório da Casa das Artes
O palco da Casa das Artes recebe, mais uma vez e como nos últimos anos, o espectáculo de apresentação anual da Escola de Ballet da C.M. de Ponte da Barca, incluindo as suas várias classes, compostas por elementos de diversas idades.
















Actividades com escolas/ Natal:

11 a 13 de Dezembro.
FESTAS DE NATAL COM OS JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS DO 1º CICLO MUNICIPAIS
Auditório da Casa das Artes
Como em anos anteriores, o regresso da magia e encanto do Natal, trazido até às centenas de crianças que se deslocam ao espaço da Casa das Artes. 
Lugar para muita diversão e, claro, ao Pai Natal e os seus muitos presentes.























Música/ piano

15 de Dezembro
Sábado às 22h00
RUI MASSENA – “DUO”
Concerto inaugural do Centro Interpretativo do Barroco
Centro Interpretativo do Barroco/Igreja do Espírito Santo
ENTRADA GRATUITA
Depois de Solo, trabalho discográfico que Rui Massena transportou para o palco com assinalável sucesso e conquistando o aplauso de milhares de pessoas, eis que o maestro lança o seu segundo álbum. Ensemble foi editado a 15 de Abril e leva o seu piano para outros mundos através de uma colaboração com a Czech National Symphonic Orchestra. Este álbum teve entrada direta para #1 no top de vendas nacional, um feito raro para este género musical.
Neste Ensemble, Rui Massena mantém a “tranquilidade” que já caracterizava o seu primeiro disco de originais mas agora dá-lhe toda uma envolvência orquestral, que traz também uma nova luz às composições do pianista e maestro.
Apresenta em Arcos de Valdevez a sua versão em duo deste e de outros projetos e momentos da sua carreira.




















Outras atividades/ dança:

16 de dezembro
Domingo às 15h30
ESPETÁCULO DE NATAL DA DANCEFUEL
Auditório da Casa das Artes






CINEMA

30, 1 e 2
Sexta, sábado e domingo às 22h00
MONSTROS FANTÁSTICOS: OS CRIMES DE GRINDELWALD
Drama, Fantasia
Realização: David Yates
Com Eddie Redmayne, Johnny Depp, Ezra Miller, Zoë Kravitz, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler, Jude Law, Callum Turner, William Nadylam, Ingvar Eggert Sigurðsson, Ólafur Darri Ólafsson, Kevin Guthrie, Claudia Kim, Callum Forman, Tim Ingall, Deano Bugatti, Derek Riddell.
Sinopse: Gallert Grindelwald fugiu da prisão e começou a recolher seguidores para a sua causa de elevar os feiticeiros acima de todos os seres não-mágicos. O único capaz de impedi-lo é aquele que já foi o seu melhor amigo, Albus Dumbledore. Para tal, Dumbledore precisa da ajuda do seu antigo estudante Newt Scamander. 



























8 e 9
Sábado e domingo às 22h00
BOHEMIAN RHAPSODY
Drama
Realização: Dexter Fletcher, Bryan Singer
Com Rami Malek, Ben Hardy, Gwilym Lee, Joseph Mazzello, Allen Leech, Lucy Boynton, Mike Myers, Aaron McCusker, Aidan Gillen, Tom Hollander, Dermot Murphy, Meneka Das, Ace Bhatti, Dickie Beau, Neil Fox-Roberts, Philip Andrew, Matthew Houston, Michelle Duncan.
Sinopse: "Bohemian Rhapsody" é uma celebração da banda "Queen", da sua música e do seu extraordinário vocalista Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados em todo o mundo. O filme conta a história por detrás da ascensão dos "Queen" através das suas canções e som revolucionário. Relata também a implosão da banda graças ao estilo de vida corrosivo de Mercury, e da reunião triunfante antes do Live Aid, onde Mercury, lutando contra uma doença mortal, guia a banda numa das maiores atuações da história do rock. 
 
























14 e 16
Sexta e domingo às 22h00
ROBIN HOOD
Acção,  aventura
Realização: Otto Bathurst
Com Eve Hewson, Taron Egerton, Jamie Foxx.
Sinopse: A origem da famosa lenda sobre o ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres. Robin Hood (Taron Egerton) volta das Cruzadas e surpreende-se ao encontrar a Floresta Sherwood infestada de criminosos, no mais completo caos. Ele não deixará que as coisas permaneçam desse jeito. 
 
























21, 22 e 23
Sexta, sábado e domingo às 22h00
CREED II
Drama
Realização: Steven Caple Jr.
Com Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Dolph Lundgren, Tessa Thompson, Florian Munteanu, Phylicia Rashād, Wood Harris, John West Jr, Andre Ward, Raul Torres.
Sinopse: Adonis Creed tem de lidar com a fama recém adquirida, com problemas familiares e com a sua procura incessante do título de campeão. 
 
























23
Domingo às 15h00 e às 17h00
FORÇA RALPH: RALPH VS INTERNET
EM PORTUGUÊS – ENTRADA GRATUITA PARA CRIANÇAS ATÉ AOS 12 ANOS (INCLUSIVE)
Animação
Realização: Phil Johnston, Rich Moore
Com vozes de John C. Reilly, Sarah Silverman, James Corden, Jack McBrayer, Jane Lynch, Phil Johnston, Paige O'Hara, Irene Bedard, Mandy Moore, Auli'i Cravalho, Kristen Bell, Taraji P. Henson, Kelly Macdonald, Anika Noni Rose, Linda Larkin, Jodi Benson, Alan Tudyk, Ming-Na Wen, Idina Menzel, Ana Ortiz.
Sinopse: "Força Ralph: Ralph vs Internet" deixa o videojogo de Litwak para trás e aventura-se no enorme e excitante mundo da internet – que pode ou não sobreviver à força de Ralph.
Ralph, o vilão dos videojogos, e a sua companheira Vanellope Von Schweetz vão arriscar tudo ao aventurarem-se pelo universo da web, para procurarem uma peça que irá salvar o videojogo de Vanellope, o Sugar Rush. Nesta nova missão, Ralph e Vanellope vão contar com o apoio dos cidadãos da internet – os netcidadãos – sobretudo com um empresário da internet chamado Yesss, que tem a cabeça de um algoritmo e o coração e alma de um site de tendências, o Buzzztube. 
 
























28, 29 e 30
Sexta, sábado e domingo às 22h00
AQUAMAN
Ação, Fantasia, Ficção Científica
Realização: James Wan
Com Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe.
Sinopse: A história da origem do meio-humano, meio-Atlante Arthur Curry, levando-o na jornada de sua vida — uma jornada que vai forçá-lo a não só encarar a sua verdadeira identidade, mas também a descobrir se ele tem o que é necessário para ser… um rei.