SETEMBRO





EXPOSIÇÃO:



Exposição de fotografia

"AO CAIR DA NOITE ÁGUA E SOMBRAS"
de ROBERTO MARTINEZ (Galiza - Espanha)
Foyer do Auditório da Casa das Artes
Patente ao público até 7 de Outubro.

















EXPOSIÇÃO:

até 30 de Setembro
Exposição de fotografia
de ALBERTO SILVA

Átrio de entrada da Casa das Artes
Patente ao público até 30 de setembro.
Natural do Porto, há muitos anos que Alberto silva adotou Arcos de Valdevez como sendo a sua terra, defendendo-a e dedicando-se a levar o seu nome até aos 4 cantos do mundo, através da sua profissão de jornalista na Rádio Valdevez e no Jornal Notícias Arcuenses.
Para esta mostra o autor escolheu cerca de 40 registos fotográficos representativos de eventos desportivos do concelho e outras situações/eventos ligados a Arcos de Valdevez.
A exposição estará patente até 30 de setembro, nos dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.





CINEMA:


14, 15 e 16
Sexta, sábado e domingo às 22h00
MEG: Tubarão Gigante
Thriller, Ação, Ficção Científica
Realização Jon Turteltaub
Com Jason Statham, Fan Bingbing, Ruby Rose, Rainn Wilson, Li Bingbing, Cliff Curtis, Robert Taylor
Um submarino de grande profundidade pertencente a um programa de observação submarina avaria na parte inferior da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, com a sua tripulação presa no interior.
Com o tempo a escassear, o experiente mergulhador de resgate em alto mar, Jonas Taylor (Jason Statham) é recrutado por um oceanógrafo (Winston Chao) para salvar a equipa. A missão obriga o mergulhador a enfrentar os seus medos e a lançar a improvável pergunta: poderá o Carcharadon Megalodon - o maior predador marinho da história - estar vivo?


























22 e 23
Sábado e domingo às 22h00
PAPILLON
Acção
Realização: Michael Noer
Com Charlie Hunnam, Rami Malek, Tommy Flanagan, Michael Socha.
Sinopse: Uma espantosa história de coragem, "Papillon" centra-se na odisseia de um homem inocente para derrotar a injustiça. Condenado a prisão perpétua numa colónia penal, Papillon não se conforma com o seu destino. Determinado a escapar e sem se deixar abater pelas condições brutais em que se encontra detido, durante treze anos vai tentando por diversas vezes a fuga em busca da liberdade que lhe fora injustamente retirada.
É a segunda vez que o livro é adaptado ao grande ecrã, depois do filme de 1973, com Steve McQueen e Dustin Hoffman.  



28, 29 e 30
Sexta, sábado e domingo às 22h00
THE NUN - A FREIRA MALDITA
Terror, Mistério, Thriller
Realização: Corin Hardy
Com Bonnie Aarons, Demián Bichir, Taissa Farmiga, Charlotte Hope, Ingrid Bisu, Manuela Ciucur, Jonas Bloquet, Jonny Coyne, Jared Morgan, Sandra Teles, Boiangiu Alma.
Sinopse: Quando uma jovem freira numa abadia da Roménia tira a sua própria vida, um padre com um passado assombrado e uma noviça prestes efetuar os seus votos finais são enviados pelo Vaticano para investigar. Juntos, descobrem o segredo profano da ordem.
Arriscando não apenas as vidas, mas a sua fé e suas próprias almas, enfrentam uma força maléfica na forma da mesma freira demoníaca que primeiro aterrorizou o público em "The Conjuring 2", quando a abadia se torna um campo de batalha horrível entre os vivos e os condenados. 






























OUTUBRO

Música/ pop&rock:

6 de Outubro
Sábado às 22h00
CAROLINA DESLANDES
Auditório da Casa das Artes
Pré-venda / reserva de bilhetes a partir de 1 de Outubro. Preço único: €15,00
Carolina Deslandes é uma das maiores artistas da actual geração de cantores e compositores portugueses.
“Casa”, o seu terceiro disco de originais, e entrou directamente para o 1.º lugar do Top nacional de vendas, tornando-se o álbum que mais vendeu na semana de estreia, em 2018. Pertencem a “Casa” os temas “A Vida Toda” - galardoado com o single de Ouro e com mais de 7 milhões de visualizações no Youtube - e “Avião de Papel” (letra e música de Carolina Deslandes) feat. Rui Veloso, que em apenas 2 meses ultrapassou 3 milhões de visualizações no Youtube e voou diretamente para os tops de venda e streaming nacionais.
Com apenas 26 anos, Carolina participou em 2010 no programa “Ídolos” onde conquistou o público português. Em 2012, “Não É Verdade”, que soma 3,5 milhões de visualizações, seria o primeiro single a chegar às maiores rádios nacionais, extraído do seu álbum homónimo. Em 2014, edita “Blossom”, e “Mountains”, o dueto com Agir, tornou-se um sucesso sem precedentes, contabilizando até hoje mais de 11 milhões de visualizações.
Em 2016 anuncia uma pausa na música para se dedicar à maternidade, mas o following nas redes sociais não parou de crescer, com 70 mil subscritores no YouTube, 245 mil seguidores no Instagram, mais de 150 mil no Facebook e um blogue pessoal - “A Vida Toda”, onde publica regularmente.





Outras atividades/ congresso:

12 e 13 de outubro
1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM DE SAÚDE FAMILIAR
Casa das Artes
Iniciativa da SPESF- Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar. Apoio do Município de Arcos de Valdevez



















Música/ clássica:

13 de Outubro
Sábado às 22h00
ALTO MINHO ENSEMBLE
Inserido no evento “Sente a História”.
Iniciativa da CIM Alto Minho e Município de Arcos de Valdevez
Igreja Matriz de Arcos de Valdevez



Teatro/infantil:

26 de Outubro
Sexta às 21h30
A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS
Movimento Incriativo 
Auditório da Casa das Artes
Entrada gratuita para público até aos 12 anos.
Encenação original da MiNC a partir do conto homónimo de José Eduardo Agualusa inserido no plano anual de leitura do 1º ciclo. Uma história de amizade e engenho recheada de humor, mestria e simplicidade, recriada num teatro de atores e marionetas, música original e muita animação.
Olímpia é uma girafa diferente, porque é muito alta e anda sempre com a cabeça nas nuvens. À noite, sobe ao morro mais alto da savana e come estrelas, mas o que ela quer mesmo é encontrar anjos. Nas nuvens apenas encontra D. Margarida, uma galinha-do-mato que aí vive com a cabeça cheia de frases feitas. As duas vivem uma bonita amizade e mostram-nos que, com um pequeno esforço, podemos sempre dar o nosso contributo para resolver grandes problemas.
























Música/Piano/Cinema:

27 de Outubro
Sábado às 22h00
TONY BERCHMANS (Brasil)
“CINEPIANO”
(concerto único em Portugal)
Auditório da Casa das Artes
entrada gratuita para público escolar.
Na verdade, o cinema nunca foi mudo. Quase sempre as projeções cinematográficas deste período eram acompanhadas por música executada ao vivo. O CINEPIANO Tony Berchmans é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.
A técnica de acompanhamento musical de Berchmans representa uma nova forma de se assistir a antigos clássicos. A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.
Na Europa, o CINEPIANO foi atração especial em vários eventos relevantes como o NattJazz 2013 (tradicional festival de Jazz de Bergen, Noruega), em 2 edições (2014 e 2016) do Transilvania International Film Festival (Maior festival de cinema da Romênia), no Wide Skies Film Festival (em Hexham, Inglaterra) e no Cinema Museum (Londres), entre outros.