JANEIRO





Apresentação dos Óscares dos alunos da Escola Secundária de Arcos de Valdevez
Auditório da Casa das Artes
19 de Janeiro; 22h00



Cinema/ ciclo temático:

A TRILOGIA BRASILEIRA
Com presença dos realizadores
Enrico Masi e Stefano Croci
Auditório da Casa das Artes
25 de Janeiro sessão curta para público escolar, e 26 de janeiro, 22h00, sessão total para público geral.              
Inclui 3 filmes:
“Lepanto - O Último Cangaceiro”, “História do Futuro” e “Terra sem Males”.
A trilogia brasileira parte da produção do filme “The Golden Temple”, apresentado em antestreia mundial durante as Jornadas dos Autores de Veneza em 2012. Este filme é um documentário de antropologia visual filmado em Londres durante o ano que antecedeu os Jogos Olímpicos. Mike Wells é o guia da viagem na capital britânica pelos
canais do Tamisa e do Lee. Personagem central do filme, Mike perdeu a casa para a construção do mega evento desportivo. Esta investigação filmada utiliza instrumentos da antropologia visual e tem sido instrumento de discussões de aprofundamento em diversos contextos académicos e institucionais.
Graças à pesquisa londrina, o realizador Enrico Masi obteve uma bolsa de estudos da Universidade de Bologna para um doutorado de pesquisa sobre o tema dos grandes eventos e do seu impacto social e pedagógico. No final de 2013, Masi viajou durante cinco semanas no Brasil na companhia de uma antropóloga. Eles falaram com os líderes do movimento de oposição das Olimpíadas, no interior de um edifício colonial, a algumas centenas de metros do Estádio Maracanã, o epicentro dos Jogos do Rio 2016. As sequências filmadas com pequenas câmaras de película mas também em 16 mm, estão carregadas de um valor documental notável.
É no seguimento de uma nova viagem de Enrico Masi e da equipa no final de 2015, que ganha forma o projeto da trilogia brasileira.





Apresentação da escola de Dança:

“Dance Fuel”
Auditório da Casa das Artes
27 de Janeiro; 22h00



Exposição coletiva de Arte

D’ARTVEZ 2017
Casa das Artes
De 18 de Novembro de 2017 a 28 de Janeiro de 2018
A edição 2017 da bienal de Artes de Arcos de Valdevez tem neste ano mais uma edição dedicada a diversas expressões de Arte.
Será igualmente realizada uma homenagem ao malogrado artista José Rodrigues, cuja relação criativa com Arcos de Valdevez conhece forte expressão, entre outras, na escultura equestre dedicada ao Recontro de Valdevez colocada na zona do Trasladário.













CINEMA:



20 e 21
Sábado e domingo às 22h00
O JOGO DA ALTA RODA
Drama, Crime
Realização: Aaron Sorkin
Com Jessica Chastain, Idris Elba, Michael Cera, Kevin Costner, Brian d'Arcy James, Bill Camp, Chris O'Dowd, Jeremy Strong, Graham Greene, J.C. MacKenzie, Samantha Isler.
Sinopse: Molly Bloom, jovem esquiadora e antiga esperança olímpica, torna-se uma empreendedora de sucesso e alvo de uma investigação quando cria um jogo internacional de póquer com altas apostas.
Entre os jogadores encontravam-se celebridades de Hollywood, estrelas do desporto, titãs do mundo dos negócios e a máfia russa. Apór ser detida pelo FBI, o seu único aliado é o advogado de defesa Charlie Jaffrey (Idris Elba), que descobre em Molly muito mais do que os tabloides tinham feito parecer. 



























28
Domingo às 22h00
A HORA MAIS NEGRA
Drama, Histórico
Realização: Joe Wright
Com Gary Oldman, Lily James, Ben Mendelsohn, John Hurt, Kristin Scott Thomas, Mark Douglas.
Sinopse: A poucos dias de se tornar primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill enfrenta um turbulento desafio: explorar um tratado de paz negociado com a Alemanha nazi, ou manter-se firme e lutar pelos ideais de liberdade e independência da nação.
Enquanto as imparáveis forças nazis atravessam a Europa Ocidental e a ameaça de invasão se torna eminente, com um povo impreparado, um rei séptico e o próprio partido a conspirar contra ele, Churchill vai suportar a sua hora mais negra, reunir uma nação e tentar mudar o curso da história.