EXPOSIÇÃO
17 de outubro
sábado às 16h00
Foyer do Auditório da Casa das Artes
MGui
Patente até 31 de dezembro.
MGui é a assinatura pictórica de Manuel Guilherme Peixoto, natural de Viana do Castelo e residente no Concelho de Arcos de Valdevez.
Desenvolve o seu percurso artístico entre a escrita e a pintura, encontrando na criação um território de permanente descoberta e experimentação.
Autor de obras publicadas, com particular interesse pela História e pelo universo medieval, encontrou posteriormente na pintura uma forma de expressão que progressivamente assumiu um lugar central na sua actividade criativa.
Trabalhando em acrílico sobre tela, a sua pintura insere-se no campo da abstração. Partindo de composições inicialmente mais estruturadas e arquitectónicas, evoluiu para uma linguagem mais livre, orgânica e gestual, construída através da cor, do movimento, da sobreposição e dos espaços de respiração.
O seu processo é essencialmente intuitivo: a obra desenvolve-se na própria tela, num diálogo entre gesto, matéria e descoberta.
TEATRO
17 de outubro
sábado às 22h00
Auditório da Casa das Artes
A NOITE
A partir do texto de José Saramago.
Com António Camelier, Jorge Corrula, Luís Mascarenhas, entre outros.
Integra o Recontros 2026- Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez
Venda / reserva de bilhetes a partir de 12 de outubro. Preço único: € 5,00
Baseado na primeira peça de teatro escrita por José Saramago, a ação decorre numa redação de um jornal, em Lisboa, na noite de 24 de abril de 1974; a rotina vai ser interrompida pela discussão entre o redator da província, Manuel Torres, um jornalista de alma e coração que defende a verdade jornalística acima de qualquer outro interesse, com o seu chefe da redação, Abílio Valadares, homem submisso ao poder político, que aceita a censura aos textos sem questionar e que conta com o apoio incondicional de Máximo Redondo, o diretor do jornal…
23 de outubro
sexta às 22h00
Auditório da Casa das Artes
O RANDIÑA
Grupo Pico do Castro (Galiza/Espanha)
Integra o PLATTA- Festival Transfronteiriço de Teatro Amador e o Recontros 2026
ENTRADA GRATUITA. Bilhetes disponíveis 45 minutos antes do evento.
A peça recria as aventuras de um andarilho, "O Randiña", na sua luta para evitar a perda do único lugar que considera a sua casa: um banco de jardim.
Esta personagem singular enfrenta a indiferença, os maus tratos e a marginalização armado apenas de sagacidade e astúcia, conseguindo ultrapassar todas as situações que encontra e sair vitorioso. A peça convida-nos a examinar as nossas próprias vidas e o nosso papel na sociedade numa perspetiva diferente.

24 de outubro
sábado às 16h00
Auditório da Casa das Artes
ANTÍGONA - RASTOS, RESTOS, ROSTOS
Grupo de Teatro de Machico
Integra o PLATTA- Festival Transfronteiriço de Teatro Amador e o Recontros 2026
ENTRADA GRATUITA. Bilhetes disponíveis 45 minutos antes do evento.
Um trabalho produzido a partir do dramaturgo grego Sófocles, "Antígona” é uma das três tragédias sobre a casa real de Tebas e considerada uma das mais antigas, se não a mais antiga das obras conservadas do autor, datada de 441 ou 442 a. C. e uma das mais conhecidas da mitologia grega.
Quase 2500 anos depois, que rastos desta narrativa encontramos ainda hoje? Que restos daquele espírito corajoso e humanista de Antígona sobrevivem, ainda, em nós? Quais os rostos desses nós? A peça procura, assim, trazer estas questões para a atualidade e para os tempos convulsos que vivemos…

24 de outubro
sábado às 22h00
Auditório da Casa das Artes
CANTO A FLOR DE ÁGUA
Grupo Kikodín Teatro (León/Espanha)
Integra o PLATTA- Festival Transfronteiriço de Teatro Amador e o Recontros 2026
ENTRADA GRATUITA. Bilhetes disponíveis 45 minutos antes do evento.
É uma comédia séria, um protesto gentil, porém claro, que narra como a vida de uma mulher de cerca de 50 anos se complica devido às mudanças hormonais típicas dessa fase. A protagonista quer falar sobre uma mudança que se torna um problema para a mulher e que é, ao mesmo tempo, inevitável: a menopausa. Seu desejo é que o assunto seja tratado com naturalidade. A obra também busca refletir sobre muitas outras questões enfrentadas pela mulher contemporânea. Tudo isso com música ao vivo da violonista Alba García Martínez.

18
domingo às 22h00
DIGGER
Comédia, drama - class. ND | 128m
Realização: Alejandro G. Iñárritu
Com Tom Cruise, Riz Ahmed, John Goodman, Sandra Hüller, Michael Stuhlbarg, Jesse Plemons.
Digger Rockwell, o homem mais poderoso do mundo, provoca uma catástrofe. A lutar contra o tempo, encara as consequências das suas decisões e lança-se numa tentativa desesperada de reparar o mal causado antes que o caos consuma tudo à sua volta.
25
domingo às 22h00
PRIMETIME
Crime, drama thriller - class. ND | 110m
Realização: Lance Oppenheim
Com Robert Pattinson, Merritt Wever, Skyler Gisondo, Phoebe Bridgers, Matthew Maher, Bokeem Woodbine.
Em 2006, o jornalista Chris Hansen prepara-se para mudar a história da televisão com um programa que promete capturar predadores sexuais.
30 e 1
sexta e domingo às 22h00
STREET FIGHTER
Ação, comédia, fantasia - class. M/12| 120m
Realização: Kitao Sakurai
Com Noah Centineo, Andrew Koji, Callina Liang, Joe Anoa'i, David Dastmalchian, Cody Rhodes, Andrew Schulz.
A narrativa decorre em 1993, onde Ryu, interpretado por Andrew Koji, e Ken Masters, a cargo de Noah Centineo, voltam a cruzar destinos ao serem recrutados pela enigmática Chun-Li, interpretada por Callina Liang. Juntos, enfrentam o torneio "World Warrior", uma competição feroz que esconde uma conspiração letal e arrisca colocá-los frente a frente tanto como adversários quanto diante dos seus próprios fantasmas.