NOVEMBRO




Exposição coletiva de Arte

D’ARTVEZ 2017
Casa das Artes
De 18 de Novembro de 2017 a 28 de Janeiro de 2018
A edição 2017 da bienal de Artes de Arcos de Valdevez tem neste ano mais uma edição dedicada a diversas expressões de Arte.
Será igualmente realizada uma homenagem ao malogrado artista José Rodrigues, cuja relação criativa com Arcos de Valdevez conhece forte expressão, entre outras, na escultura equestre dedicada ao Recontro de Valdevez colocada na zona do Trasladário.









Música/ Pop Rock

18 de Novembro
Sábado às 22h00
LIZARD BAND
Inserido no programa de abertura da Bienal de Artes D’ART VEZ 2017
Auditório da Casa das Artes
Entrada gratuita
Lizard Band lança cd no mês de Outubro. O 1° Álbum da banda tem como título "Remember" e tem como objetivo homenagear a música dos anos 60. Este novo trabalho conta ainda com dois originais, com letra de Adelaide Lagarto e música de Phil Mendrix. A Lizard Band foi formada na sequência da participação de Adelaide Lagarto no programa "Just Duet" da SIC. Phil Mendrix gostou do que ouviu e convidou Adelaide para vocalista do projeto. 
A Banda tem já alguns convites para atuar em vários países da Europa. O primeiro tema, "Esquece", foi dedicado ao José Luís Moreira, dos Ekos, Banda Portuguesa do pop-rock do panorama nacional dos anos 60, e já está no ar, em videoclipe na RTP internacional e nas redes sociais.
A formação conta com Adelaide Lagarto na Voz, o lendário guitarrista Phil Mendrix, João Madeira no teclado, João Cabrita no saxofone, Miguel Ferro no contrabaixo e Zezé N' Gambi na bateria.















Teatro infantil/ famílias:

24 de Novembro
Sexta às 21h30
DANÇA DA CHUVA
Elefante Elegante Teatro
(Espanha)
Auditório da Casa das Artes
Entrada gratuita
Que aconteceria se de repente deixasse de chover? Não durante um mês, um verão ou um ano, mas para sempre? 
Esta é a pergunta que coloca a DANÇA DA CHUVA, um espetáculo sem palavras onde convivem o teatro gestual, a dança, a manipulação de objetos e as marionetas. 
A DANÇA DA CHUVA trata de um tema sério através de uma encenação poética e visual. 
Os seus efeitos cómicos, plásticos e oníricos advertem e divertem o público familiar e infantil a partir dos 3 anos.
Autoria, Dramaturgia, Cenografia e Encenação María Torres e Gonçalo Guerreiro 
Interpretação María Torres e Gonçalo Guerreiro







Música/ Pop Rock

25 de Novembro
Sábado às 22h00
JOÃO PEDRO PAIS
20 Anos
Auditório da Casa das Artes
Pré-venda / reserva de bilhetes a partir de 20 de Novembro. Preço único: €10,00
Em 2017, a 3 de Novembro, João Pedro Pais completa 20 anos de carreira, e assinala a data com o lançamento de um novo álbum que inclui 20 Anos das suas Canções e mais dois Inéditos; a propósito, referiu João Pedro: “Entrei devagar. Pensativo e apreensivo. Duvidei, mas não vacilei. Canto e escrevo quem ouço e vejo. O meu público é-me intenso, e por isto retribuo-vos 20 anos das minhas e vossas canções”.
A festa de aniversário, com o novo disco em destaque, começa em Novembro de 2017 prolongando-se até Dezembro de 2018, e passará também pelo regresso de João Pedro Pais ao palco da Casa das Artes de Arcos de Valdevez.
Com um espetáculo cuidadosamente preparado para assinalar este evento, o Artista irá partilhar com os fãs uma vida dedicada à música, com a energia contagiante que se lhe conhece quando atua ao vivo.
Trata-se de um concerto recheado de grandes canções, que nos prende do primeiro ao último acorde, revelando a maturidade de um compositor a superar novos desafios.
Em palco, irá apresentar a formação que o tem acompanhado nos últimos anos.
















Outras actividades/ ballet:

26 de Novembro
Domingo às 15h30 e às 17h30
ESCOLA DE BALLET DE PONTE DA BARCA
Auditório da Casa das Artes
O palco da Casa das Artes recebe, mais uma vez e como nos últimos anos, o espectáculo de apresentação anual da Escola de Ballet da C.M. de Ponte da Barca, incluindo as suas várias classes, compostas por elementos de diversas idades.






















Outras atividades/ Congresso:

30 de Novembro a 2 de dezembro
(manhã e tarde)
5º CONGRESSO INTERNACIONAL
“CASA NOBRE: UM PATRIMÓNIO PARA O FUTURO”
Casa das Artes
Este congresso trienal conhece este ano a sua 5ª edição, dando desta forma seguimento a um projeto consolidado de estudo da memória, arquivo, heráldica, genealogia, defesa e valorização do património construído, turismo e desenvolvimento regional, entre outros, num evento único nas suas características e assumidamente um dos fóruns principais de reflexão, estudo e debate sobre estas temáticas ao nível nacional e internacional.
Atrair e divulgar a investigação de qualidade em torno destes temas e problemáticas, é o objetivo central de uma iniciativa que consegue ser, também, um exemplo de cooperação entre uma Autarquia, o Município dos Arcos de Valdevez, e Universidades, nacionais e estrangeiras, representadas através de vários docentes e investigadores.
Mais informações: https://sites.google.com/site/casanobrecongresso/























CINEMA:


19
Domingo às 22h00
O BONECO DE NEVE
Thriller, Crime, Drama
Realização: Tomas Alfredson
Com Michael Fassbender, Charlotte Gainsbourg, Rebecca Ferguson, J.K. Simmons, Val Kilmer, Chloë Sevigny, James D'Arcy, Sofia Helin, Jamie Clayton, Toby Jones, Ronan Vibert, Anne Reid, David Dencik, Jonas Karlsson, Hanna Oldenburg.
Sinopse: O detetive Harry Hole investiga o desaparecimento de uma mulher cujo lenço cor-de-rosa é encontrado a envolver um sinistro boneco de neve.




























26
Domingo às 22h00
PEREGRINAÇÃO
Drama, Aventura
Realização: João Botelho
Com Cláudio da Silva, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Jani Zhao.
Sinopse: Aventureiro, peregrino, penitente mas acima de tudo notável escritor, Fernão Mendes Pinto deixou-nos um romance inigualável, a palpitação viva e humana de uma das maiores aventuras históricas do homem.



























DEZEMBRO


Outras atividades/ apresentação de livro:

3 de dezembro
Domingo às 16h00
A FESTA DE S. BENTO DO CANDO
MEMÓRIA E IDENTIDADE DE UMA
DEVOÇÃO SERRANA EM TERRAS DE SOAJO E VALDEVEZ
de José Pinto e Sandra Vieira
Auditório da Casa das Artes






















Música/ Coral feminino

9 de Dezembro
Sábado às 22h00
VOZES BÚLGARAS “ANGELITE”
(Bulgária)
Auditório da Casa das Artes
Pré-venda / reserva de bilhetes a partir de 4 de Dezembro. Preço único: €5,00
Formado em 1987, a partir do extinto coro da Rádio Nacional Búlgara, Angelite reúne as melhores vozes femininas da Bulgária num coro dirigido pelo maestro Georgy Petkov e com um repertório que representa a secular tradição musical e vocal deste país europeu.
Desde a sua formação, e na sequência da abertura das fronteiras na Europa no final da década de 80, Angelite tem-se apresentado por todo o Mundo, como Praça Vermelha ou Vaticano, e colaborado com nomes como Pavarotti, Stevie Wonder, Björk, Phil Collins e António Zambujo, entre muitos outros. Em Dezembro festejam o seu 30º aniversário com uma digressão que passa por Arcos de Valdevez. O programa inclui Cantos Ortodoxos Orientais, composições criadas entre os séculos XIII e XX, de caracter religioso e ainda em vigor prática litúrgica da Igreja Ortodoxa Búlgara actual, na primeira parte. A segunda parte inclui temas tradicionais cantados a capella em aldeias camponesas isoladas do Ocidente, cujas tradições vocais têm sido mantidas nas suas características e espiritualidade originais, bem como alguns temas criados por compositores búlgaros modernos como Philip Koutev, Ivan Spassov e o próprio maestro Georgy Petkov.
“Um dos grupos vocais mais distintos do mundo", Columbus Dispatch (USA)



















Outras atividades/ apresentação de livro:

10 de dezembro
Domingo às 15h30
“VIVER COM ANDRÉ SOARES”
de Francisco Vieira da Silva
Igreja da Lapa

Música/ Concerto de Natal

16 de Dezembro
Sábado às 22h00
CORO DO ORFEÃO DE PARANHOS
(PORTO)
Igreja Matriz de Arcos de Valdevez
Entrada gratuita
Teve a sua estreia a 6 de Setembro de 2014, num espetáculo de solidariedade promovido pela Junta de Freguesia de Paranhos e pela Casa da Cultura de Paranhos, integrado no evento “ A Poesia Anda No Ar”, organizado por esta Edilidade. Participou em Dezembro de 2014, juntamente com o Grupo Coral do Porto - Clube PT, o Orfeão de São Mamede e o Orfeão de Gueifães, no grande espetáculo “Fados a Nossa Senhora”, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, para a Rádio Festival (94.8 FM), com enorme sucesso! Em 31 de Janeiro de 2015, organizou o IV Encontro de Coros de Paranhos, celebrando igualmente o seu primeiro aniversário, onde contou com a presença dos Orfeão Dr. João Antunes, de Condeixa e com o Orfeão Polifónico de Mortágua, sempre com parceria da Junta de Freguesia de Paranhos. Pisou o palco do Coliseu do Porto a 6 de Outubro de 2014, onde cantou no grande espetáculo “Amália: Não Sei Porque Te Foste Embora” para a Rádio Festival. Entre as diversas atividades e convites ao longo de 2016, destacam-se a participação na inauguração do Presépio de Penela, a Entronização do Iº Capitulo da Confraria dos Doces de Paranhos, Iª Missa em Louvor a Nossa Senhora da Conceição na Igreja de Paranhos e cantou e encantou com a sua atuação aos doentes do Hospital Conde Ferreira da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Entre as múltiplas atuações no ano de 2017 destaca-se a sua brilhante atuação na cerimónia de abertura do Congresso Latino Americano de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica – Centro de congressos da Alfandega do Porto e o Lançamento do CD da Diocese do Porto, com a presença do Exmo. Senhor Bispo do Porto. Conta com cerca de 75 elementos de todos os grupos etários que integram os diferentes naipes musicais, motivados e empenhados no Canto Coral.
Ao longo destes três anos de existência tem tido como coordenadora Diana e Silva, e como maestro e diretor musical, Sérgio Filipe Martins.
















Actividades com escolas/ Natal:

12 a 14 de Dezembro
FESTAS DE NATAL COM OS JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS DO 1º CICLO MUNICIPAIS
Auditório da Casa das Artes
Como em anos anteriores, o regresso da magia e encanto do Natal, trazido até às centenas de crianças que se deslocam ao espaço da Casa das Artes. 
Lugar para muita diversão e, claro, ao Pai Natal e os seus muitos presentes.





CINEMA:


2 e 3
Sábado e domingo às 22h00
LIGA DA JUSTIÇA
Ação, Aventura, Ficção Científica
Realização: Zack Snyder
Com Henry Cavill, Ben Affleck, Gal Gadot, Ezra Miller, Ray Fisher, Jason Momoa, Amy Adams.
Sinopse: Os maiores super-heróis da Terra unem-se para combater uma ameaça bem para lá das capacidades individuais de cada um.



















8 e 10
Sexta e domingo às 22h00
SÓ PARA BRAVOS
Drama
Realização: Joseph Kosinski
O TOTAL DA RECEITA DAS DUAS SESSÕES DE CINEMA REVERTE PARA A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ARCOS DE VALDEVEZ
Com Miles Teller, Josh Brolin, James Badge Dale, Jennifer Connelly, Jeff Bridges, Taylor Kitsch, Andie MacDowell, Pell James, Alex Russell.
Sinopse: Drama baseado na luta de uma equipa de bombeiros contra o gigantesco incêndio florestal em Prescott, Arizona, em junho de 2013, que levou a vida de 19 dos seus membros. 























15 e 17
Sexta e domingo às 22h00
PAI HÁ SÓ UM... OU DOIS
Comédia, Drama
Realização: Sean Anders
Com Will Ferrell, Mark Wahlberg, Linda Cardellini, John Cena, John Lithgow, Mel Gibson, Alessandra Ambrosio, Owen Vaccaro, Scarlett Estevez, Didi Costine.
Sinopse: O pai Dusty (Mark Wahlberg) e o padrasto Brad (Will Ferrell) unem esforços para oferecerem um Natal perfeito às crianças. A recente parceria sofre um primeiro teste quando o pai machista de Dusty (Mel Gibson) e o pai afetuoso e emotivo de Brad (John Lithgow) chegam mesmo a tempo de lançar o caos. 



















17
Domingo às 15h00 e às 18h00
COCO
Animação
EM PORTUGUÊS
ENTRADA GRATUITA PARA CRIANÇAS ATÉ AOS 12 ANOS (INCLUSIVE)
Realização: Lee Unkrich
Com Anthony Gonzalez, Alanna Ubach, Benjamin Bratt, Gael García Bernal, Edward James Olmos, Jaime Camil, Gabriel Iglesias, Cheech Marin, Alfonso Aráu, Sofía Espinosa.
Sinopse: Miguel procura desesperadamente mostrar o seu talento musical contra a vontade da família.
Quando toca a guitarra de seu ídolo, o falecido Ernesto de la Cruz,  desencadeia uma misteriosa cadeia de eventos e vê-se a atravessar a Terra dos Mortos, através de uma ponte maravilhosa feita de pétalas de margaridas, juntamente com o seu leal cão Dante. Encontra o adorável trapaceiro Hector e juntos iniciam uma extraordinária viagem por um mundo colorido e vibrante a fim de descobrirem o segredo por detrás da família de Miguel. 






















22 e 23
Sexta e sábado às 22h00
THE MAN WHO INVENTED CHRISTMAS
Fantasia, Drama
Realização: Bharat Nalluri
Com Dan Stevens, Jonathan Pryce, Christopher Plummer, Miriam Margolyes.
Sinopse: Após uma série de livros falhados, Charles Dickens decide escrever e auto-publicar uma história de natal… 



















29 e 30
Sexta e sábado às 22h00
STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI
Acção, Ficção científica
Realização: Rian Johnson
Com Oscar Isaac, Benicio del Toro.
Sinopse: Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) em uma ilha isolada, a jovem Rey (Daisy Ridley) busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.